Como surgiu? Martelinho de Ouro
Como surgiu:
25-03-2014 09:57
Esta técnica surgiu nos anos 70/80 pela necessidade de reparar alguns veículos já prontos, quando passavam pela inspeção final nas linhas de montagens das indústrias automobilísticas.
Quando eram detectados pequenos amassados e imperfeições na lataria dos veículos, era necessário que este voltasse para ser desmontado, desamassado, preparado e repintado novamente, o que ocasionava prejuízos para a empresa, pois todo este processo tinha um custo elevado de mão de obra.
Alguns profissionais da área de funilaria/lanternagem das indústrias desenvolveram uma técnica e algumas ferramentas, no qual pudessem restaurar as peças atingidas por pancadas ou outras formas de agressões que os veículos recebiam no processo de fabricação sem ter que desmontar o veiculo e repinta-lo novamente.
Este processo foi chamado inicialmente de PSSMR (PaintLess Shrinking Sheet Metal Repair) ouPAINTLESS e DSP (Desamassamento Sem Pintura) no Brasil quando implantado nas linhas de montagem das fábricas nacionais.
Com o passar do tempo, esta técnica foi saindo das montadoras e chegou as ruas, com o nome deMartelinho de Ouro, numa alusão ao metal precioso e macio. Pois com um martelo de baixo peso e forma apropriada, é possível dar acabamentos precisos na chapa, sem danificar a pintura.
Esta técnica exige o uso de ferramentas especiais (alavancas, espátulas, martelo leve, martelo de borracha, pinos de aço, pinos de nylon e outras) desenvolvidas conforme a necessidade do reparador para executar os reparos na chapa sem danificar a pintura.